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12 Dicas para obter Depoimentos Positivos de Clientes e incluí-los no Site da Sua Empresa

Depoimentos de Clientes são extremamente eficazes no processo da Venda!

Eles atestam a experiência de quem já teve ou tem um relacionamento com a sua empresa, ajudam na apresentação do seu produto ou serviço e influenciam positivamente na tomada de decisão por parte do seu prospect.


. Seguem abaixo algumas Dicas para obter Depoimentos Positivos:

1) Dê preferência a clientes antigos (mais relevantes e mais convincentes).

2) Dê preferência a depoimentos não-anônimos (identidade real).

3) Foque o tema do depoimento sobre os principais aspectos/pontos fortes de seus serviços/produtos (evite generalidades).

4) Faça perguntas precisas, por exemplo: "Em relação a prazos, sua expectativa foi atendida?"...

5) Selecione bem os meios (e espaços) para a publicação destes testemunhos: website, blog, catálogos, etc.

6) Escolha a forma adequada: frase curta (slogan), entrevista (texto, vídeo ou áudio), artigo (por exemplo, estudo de caso), etc.

7) Pense na integração do testemunho em seu site (DESIGN): ele aparecerá na página inicial ou em alguma seção sobre o assunto?


. Dicas para obter Depoimentos rotineiramente:

8) Beneficie clientes/parceiros com os quais você tem um relacionamento contínuo.

9) Convide regularmente seus clientes para testemunharem nas Redes Sociais. Você pode usar incentivos  como cupons, promoções, etc.

10) Proponha a troca de links, por exemplo: o testemunho em troca da divulgação do site/blog do cliente, citando sua marca, etc.

11) Solicite depoimentos por e-mails.

12) Adicione um formulário em seu site, ou um link para um formulário (3-4 perguntas) acessível aos clientes.



:: Nas Redes Sociais

As Redes Sociais profissionais, como o LinkedIn permitem obter "recomendações" de seus contatos (apenas de pessoa para pessoa). Se sua empresa tem uma página no LinkedIn e seus colegas têm muitos clientes em suas redes, eles podem facilmente solicitar recomendações de seus contatos. Com o seu consentimento, seus testemunhos poderão ser reutilizados no site da empresa, por exemplo.

Se você tem uma conta no YouTube e publica regularmente vídeos sobre seus produtos/serviços (ex: tutoriais, etc.) você pode encorajar seus clientes a postarem comentários nestes vídeos.

É possível inserir uma aba "Review" (opinião) em páginas do Facebook, e propor aos seus fãs um espaço especialmente projetado para coletar depoimentos. Depois de criar este espaço, valorize-o, criando um link para ele através do seu Mural do Facebook, disponibilizando um link a partir do seu blog, Twitter, etc.

Se você tem um comércio (bar, restaurante, hotel, etc.), pode publicar depoimentos de clientes no Google Maps ou Yahoo Local. Você também pode publicar Depoimentos nas Redes Sociais geolocalizadas, como o Foursquare.


:: "Falsos Depoimentos": uma prática que pode custar caro

Publicar "falsos comentários" ou falsos depoimentos é uma prática comum no Brasil. Não é raro encontrar algum testemunhal que estimule no público-alvo a compra de produtos/serviços de uma ou outra marca. A nossa legislação não é severa em relação a esse tipo de publicidade e então cabe aos consumidores se protegerem ou experimentarem para formar uma opinião.

Com a facilidade da publicação de informações através da internet, hoje o consumidor também é uma mídia.

Essa "mídia ambulante" não pensará duas vezes antes de publicar sua história de insatisfação com uma marca, produto ou serviço e encontra inclusive apoio em sites _ como o reclameaqui.com.br _ para garantir seus direitos de consumidor.


Adri Alves  |  http://www.Mencione.com