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Como usar o "Branding Sensorial" para Fidelizar e Aumentar a Lucratividade da Sua Empresa?

Como Usar o Branding Sensorial para Fidelizar e Aumentar a Lucratividade da Sua Empresa?
Depois de tantos anos estudando Marketing, hoje quero falar sobre "Branding Sensorial"! Para começar, vamos à definição de marca:
"MARCA: a PERCEPÇÃO (o sentimento) do consumidor em relação a uma Empresa, Produto/Serviço ou mesmo em relação a uma Personalidade." 
Esse "sentimento" é, inicialmente, aquela IMPRESSÃO que se forma imediatamente num primeiro contato. Essa primeira impressão bem trabalhada é uma "abertura" excelente para incentivar a aproximação de prospects segmentados.

Falando da sua Empresa e conhecendo a linguagem que vai DESPERTAR a melhor primeira impressão nos seu público-alvo, vamos pensar em "Branding Sensorial" como as Técnicas de Marketing que objetivam "seduzir o prospect", usando seus sentidos para influenciar seus sentimentos e comportamentos.

Para a IMAGEM da sua MARCA, podemos considerar:
  • Design - cores, formas, personagens, embalagens, etc.;
  • Conteúdo - institucional, manuais, artigos, redes sociais, imprensa, etc.;
  • Campanhas Publicitárias - mídia impressa, internet, etc.;
  • Decoração - da Sede, Filiais, Stands em Eventos - incluindo mobiliários, iluminação cores, texturas, som, etc.;
  • Fragrância - estudos mostram que 75% das emoções são acionadas pelo cheiro;
  • Arte com os produtos em destaque no Ponto de Venda - vitrines, mostruários, etc.;
  • Recepção e seus serviços - cortesias, cafezinho, chá, etc.;
  • Atendimento ao Cliente - logística, pré e pós venda, etc.;
  • Apresentação dos Funcionários - eles representam sua Empresa;
  • ...a lista tem muito mais itens.
Enfim, considerar os 5 sentidos como criadores das sensações responsáveis pela PERCEPÇÃO da SUA MARCA (SUA EMPRESA)  já é há algum tempo matéria obrigatória nos cursos de especialização em Marketing/Branding.
Resumindo: SUA MARCA DEVE ESTAR EM HARMONIA!


:: Ajude na escolha do seu futuro cliente!
Digamos que você decidiu comprar um carro de alto luxo e após analisar algumas possibilidades, sobram duas opções: de um lado um carro de marca pouco conhecida que tem características técnicas impressionantes e um preço razoável. E do outro lado, uma Ferrari que é a sua cara, mas valendo um pouco mais do que o que você pensava em investir...
> Qual carro você escolhe?

Outro exemplo, é quando a gente se depara com produtos/serviços desconhecidos que têm características e preço exatamente iguais. A gente tenderá a escolher o que nos causar a melhor primeira impressão.
"Será que seu cliente não passa por uma situação parecida quando te compara com seus concorrentes?" 

:: O boca-a-boca a seu favor
O tempo todo neste post, falei sobre "primeira impressão". Acredito que falhar nestes "cuidados" é em primeiro lugar pôr em risco a adesão de um prospect, em segundo lugar é proporcionar uma EXPERIÊNCIA desagradável com a SUA MARCA, principalmente se sua empresa é mais focada em serviços.

Ouvi outro dia que dos muitos produtos que consumimos (principalmente os das commodities), têm - do seu custo - pelo menos 80% investidos na MARCA.

Agora, pare um pouquinho e lembre-se da última vez que você recomendou uma empresa para alguém. Com certeza essa recomendação aconteceu porque você teve uma boa primeira impressão, que se confirmou após a boa experiência e que enfim virou bons sentimentos.

Ou seja: Investir na Marca, considerando o Branding Sensorial fideliza e aumenta a lucratividade da Sua Empresa!


Adri Alves  |  http://www.Mencione.com